segunda-feira, 4 de junho de 2012

CAPÍTULO 7 - ALTIMETRIA


7.1 - ALTÍMETRO: Barômetro aneroide calibrado para indicar altitude em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
O altímetro indica a distância da aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste.
A) QFE: Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.
B)QFF: Pressão da estação reduzida ao NMM (Nível Médio do Mar) em condições de atmosfera real. Usado na analise das cartas sinóticas.
C) QNH: Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
D) QNE: Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 hPa ou 29,92 pol Hg.
7.2 - UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
Solo: QNH
Decolagem até Altitude de Transição: QNH
Na Altitude de Transição: Mudança de QNH para QNE
Nível de Voo: QNE
Pouso: Nível de Transição QNE / QNH
Solo: QNH

7.3 - ERROS ALTIMÉTRICOS
7.3.1 - PRESSÃO
- QNH > QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hPa.
  • Erro de indicação Altimétrica  para Menos.
    • Indicando menos do que o Real.
 - Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft.
  • Erro de Pressão para Mais. 
    • Ex: 1020,2 > 1013,2
 
- QNH < QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hPa.
  • Erro de indicação Altimétrica  para Mais. 
    • Indicando mais do que o Real.

  - Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft.

  • Erro de Pressão para Menos. 
    • Ex: 1003,2 < 1013,2



1) Uma aeronave sobrevoando uma região no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa, estará voando na altitude?
- Estará indicando 9.000 (menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft. 
- Erro de Indicação Altimétrica para menos


2) Uma aeronave que sobrevoa uma região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?

 - Estará indicando 7.000 (mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft. 
 - Erro de Indicação Altimétrica para mais

- ERROS COMBINADOS
Temperatura e pressão afetam simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão
- Calcula-se o erro de temperatura
- Depois efetuamos a correção simultânea.



7.3.2 - TEMPERATURA

Ocorre devido à diferença entre a temperatura real (atmosfera real) e a temperatura padrão (atmosfera padrão) para o nível considerado.
Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre TAT e ISA haverá 4% de erro de altitude de pressão.


7.3.2.1 TEMPERATURA REAL (TAT) > TEMPERATURA PADRÃO (ISA)

Estando o ar mais quente que o padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TAT>ISA


1) Uma aeronave voando no FL110, na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará numa altitude verdadeira de:


 7.3.2.2TEMPERATURA REAL (TAT) < TEMPERATURA PADRÃO (ISA)

Estando o ar mais frio que o padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
De Temperatura: para menos. TAT<ISA

2) Considerando-se FL120, temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:


-  CRÍTICO PARA AVIAÇÃO: PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA BAIXA

  
7.4 - ALTITUDE-DENSIDADE

A potência dos motores, o rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do ar diminui.
Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura. 
AD = AP + 100 (TAT – ISA)
AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
TAT = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível
A cada 1ºC corresponde a uma variação de 100Ft. na altitude densidade.
 

•Os principais fatores que afetam a AD são:
–altitude, temperatura e umidade do ar.
•Quanto maior a altitude e mais quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior AD.
EXERCÍCIOS 
1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de          –20ºC , terá altitude-densidade de: 
AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT

2)Considerando que a elevação de um aeródromo é de 1.000ft e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será de:


AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT



3)Considerando a elevação de um aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será de:


AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT


4) Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude de densidade é de :


AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
AD = 8.500FT

 
1) Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a) 10.000;        b) 11.000;                               c) 20.000;                   d) 30.000.
Resposta: B
2) A correção simultânea de temperatura e pressão em um altímetro nos fornecerá uma altitude:
a) indicada       b) pressão                             c) verdadeira              d) calibrada
Resposta: C
3) Quando o altímetro de uma aeronave é ajustado para o valor da pressão de 1013,2 hpa suas inscrições serão:
a) Altura            b) Altitude de pressão            c) Altitude                   d) Altitude verdadeira
Resposta: B

Mais exercícios nos links abaixo:
EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PP – Capítulo 7 - ALTIMETRIA



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