7.1 - ALTÍMETRO: Barômetro
aneroide calibrado para indicar altitude
em lugar de pressão, utilizando a atmosfera padrão como base.
O altímetro indica a distância da
aeronave para o nível de pressão que foi selecionada como ajuste.
7.3.2.1 TEMPERATURA REAL (TAT) > TEMPERATURA PADRÃO (ISA)
7.3.2.2TEMPERATURA REAL (TAT) < TEMPERATURA
PADRÃO (ISA)
EXERCÍCIOS
1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:
A) QFE: Pressão ao nível da estação. Também chamado de AJUSTE ZERO. Se
utilizado como ajuste altimétrico fornecerá ALTURA.
B)QFF:
Pressão da estação reduzida ao NMM (Nível Médio do Mar) em condições de atmosfera real. Usado na
analise das cartas sinóticas.
C) QNH: Ajuste Altimétrico. Pressão da estação reduzida ao NMM tomando-se por
base as condições de atmosfera padrão. Usado para pouso e decolagens.
D) QNE: Pressão Padrão usado para VÔOS EM ROTA (FL). Também chamado AJUSTE
UNIVERSAL ou AJUSTE PADRÃO. Seu valor é 1013,2 hPa ou 29,92 pol Hg.
7.2 - UTILIZAÇÃO NO BRASIL DOS AJUSTES ALTIMÉTRICOS
Solo: QNH
Decolagem até Altitude de
Transição: QNH
Na Altitude de Transição: Mudança
de QNH para QNE
Nível de Voo: QNE
Pouso: Nível de Transição QNE /
QNH
Solo: QNH
7.3 - ERROS ALTIMÉTRICOS
7.3.1 - PRESSÃO
- QNH > QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE
sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for maior que 1013,2 hPa.
- Erro de indicação Altimétrica para Menos.
- Indicando menos do que o Real.
- Estará indicando 15.000, quando em condições reais, voará a 15.300 ft.
- Erro de Pressão para Mais.
- Ex: 1020,2 > 1013,2
- QNH < QNE
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hPa.
- ERROS COMBINADOS
Quando uma aeronave ajustada QNE sobrevoa uma região, onde a pressão real ao nível do mar for menor que 1013,2 hPa.
- Erro de indicação Altimétrica para Mais.
- Indicando mais do que o Real.
- Estará indicando 8.000, quando em condições reais, voará a 7.790 ft.
- Erro de Pressão para Menos.
- Ex: 1003,2 < 1013,2
1) Uma aeronave sobrevoando uma região
no FL090, com QNH no momento de 1020,2 hPa,
estará voando na altitude?
- Estará indicando 9.000 (menos), quando em condições reais, voará a 9.210 ft.
- Erro de Indicação Altimétrica para menos
2) Uma aeronave que sobrevoa uma
região no FL070, onde o QNH no momento é de 1002,2 hPa encontra-se na altitude?
- Estará indicando 7.000 (mais), quando em condições reais, voará a 6.670 ft.
- Erro de Indicação Altimétrica para mais
- ERROS COMBINADOS
Temperatura e pressão afetam
simultaneamente o altímetro ajustado QNE.
- Calcula-se o erro de pressão
- Calcula-se o erro de temperatura
- Depois efetuamos a correção
simultânea.
7.3.2 - TEMPERATURA
Ocorre devido à diferença entre a
temperatura real (atmosfera real) e a temperatura padrão (atmosfera padrão) para o nível considerado.
Regra Geral: Para cada 10ºC de diferença entre
TAT e ISA haverá 4% de erro de altitude de pressão.
7.3.2.1 TEMPERATURA REAL (TAT) > TEMPERATURA PADRÃO (ISA)
Estando o ar mais quente que o
padrão, a aeronave estará voando acima da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para menos
De Temperatura: para mais TAT>ISA
1) Uma aeronave voando no FL110,
na vertical de um ponto onde o QNH é de 1010,2 hPa, tem uma indicação de +3ºC no termômetro de bordo. A aeronave estará
numa altitude verdadeira de:
Estando o ar mais frio que o
padrão, a aeronave estará voando abaixo da altitude-pressão.
Erros:
De Indicação: altimétrica para mais
De Temperatura: para menos. TAT<ISA
2) Considerando-se FL120,
temperatura do ar igual a –19ºC e ajuste do altímetro de 1023,2 hPa, teremos altitude verdadeira de:
- CRÍTICO PARA AVIAÇÃO: PRESSÃO BAIXA com TEMPERATURA
BAIXA
7.4 - ALTITUDE-DENSIDADE
A potência dos motores, o
rendimento das hélices, a sustentação das asas diminuem quando a densidade do
ar diminui.
Densidade do ar está indiretamente ligada a variação da temperatura.
AD = AP + 100 (TAT – ISA)
AD = Altitude de Densidade
AP = Altitude de Pressão
TAT = Temperatura Real
ISA = Temperatura ISA Para o Nível
A cada 1ºC corresponde a uma
variação de 100Ft. na altitude densidade.
•Os principais fatores que afetam
a AD são:
–altitude, temperatura e umidade
do ar.
•Quanto maior a altitude e mais
quente estiver a temperatura: menor densidade do ar e, consequentemente, maior
AD.
1)Uma aeronave sobrevoando uma região no FL120, onde a temperatura externa é de –20ºC , terá altitude-densidade de:
AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 12.000 + 100 x (-20 – (-9))
AD = 12.000 + 100 x (-11)
AD = 12.000 – 1.100
AD = 10.900FT
2)Considerando que a elevação de
um aeródromo é de 1.000ft e a temperatura do ar 25°C, a altitude-densidade será
de:
AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 1.000 + 100 x (25 – 13)
AD = 1.000 + 100 x (12)
AD = 1.000 + 1.200
AD = 2.200FT
3)Considerando a elevação de um
aeródromo é de 3.000ft e a temperatura do ar 20°C, a altitude-densidade será
de:
AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 3.000 + 100 x (20 – 9)
AD = 3.000 + 100 x (11)
AD = 3.000 + 1.100
AD = 4.100FT
4) Uma aeronave encontra-se no
FL090 e a temperatura real para o referido nível é de -8°C. Com base nestas
informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude
de densidade é de :
AD = AP + 100 x (TAT – ISA)
AD = 9.000 + 100 x ((-8) – (-3))
AD = 9.000 + 100 x (-5)
AD = 9.000 - 500
AD = 8.500FT
1)
Segundo os conceitos da ISA, a altura da troposfera padrão em metros, é de:
a)
10.000; b) 11.000; c)
20.000; d) 30.000.
Resposta:
B
2)
A correção simultânea de temperatura e pressão em um altímetro nos fornecerá
uma altitude:
a)
indicada b) pressão c)
verdadeira d) calibrada
Resposta:
C
3)
Quando o altímetro de uma aeronave é ajustado para o valor da pressão de 1013,2
hpa suas inscrições serão:
a)
Altura b) Altitude de pressão c)
Altitude d) Altitude verdadeira
Resposta:
B
Mais exercícios nos links abaixo:
EXERCÍCIOS METEOROLOGIA PP – Capítulo 7 -
ALTIMETRIA
Visite também o maior Blog de Meteorologia Aeronáutica no Brasil →→→→ METEOROCG