a)Meteorological Aerodrome Reports - METAR
Informe meteorológico codificado, para informar as condições do tempo no aeródromo.
As informações do METAR são reportadas de hora em hora.
Quando uma observação for feita fora de horário regular do descrito acima, será chamada SPECI.
Exemplo de METAR e como interpretá-lo:
METAR SBCG 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008 RERA=
b)SPECI
OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA ESPECIAL PARA A AVIAÇÃO E É CONFECCIONADA SEMPRE QUE HOUVER UM AGRAVAMENTO OU MELHORA DAS CONDIÇÕES QUE AFETEM AS OPERAÇÕES AÉREAS.
19.2 – Identificador de Localidade
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008 RERA=
METAR - Meteorological Aerodrome Reports.
SBGL - Identificação da Estação - GALEÃO (RJ).
- Constituído por quatro letras, sendo que das quatro letras:
- 1ª Letra: uma região do globo; S - América do Sul
- 2ª Letra: é a inicial do país; B - Brasil
- 3ª e 4ª Letra: indicam o aeroporto. CG - Localidade
- EX: SBCG
19.3 – Data/ hora
171200Z – Dia e horário da observação (Hora UTC).
- os dois primeiros algarismos = dia do mês
- os quatro seguintes seguidos = hora.
- No METAR será à hora cheia; e no
- SPECI será à hora da observação (diferente de 00 minuto).
- Meia-noite será = 0000Z.
- Ex: 061800Z (dia 06, METAR das 18:00 UTC)
19.4 – Vento
a) DIREÇÃO do VENTO
a) DIREÇÃO do VENTO
- SEMPRE DE ONDE VEM O VENTO
- NORTE VERDADEIRO
- CODIFICADA DE 10 EM 10 GRAUS.
b) VELOCIDADE ou INTENSIDADE
- Velocidade em nós (KT)
- Média de 10 minutos de observação.
- É indicada em dois algarismos < 100 KT e
- 100 KT ou + informamos P99KT.
- A velocidade será sempre seguida de KT sem espaço.
c) RAJADA
O vento será considerado de rajada quando a velocidade máxima ultrapassar a velocidade média em 10 nós ou mais no espaço máximo de 20 segundos durante os dez minutos destinados à observação.
Rajada será reportada inserindo-se a letra G, seguida do valor da rajada.
Ex: 27010G20KT.
O vento será considerado de rajada quando a velocidade máxima ultrapassar a velocidade média em 10 nós ou mais no espaço máximo de 20 segundos durante os dez minutos destinados à observação.
Rajada será reportada inserindo-se a letra G, seguida do valor da rajada.
Ex: 27010G20KT.
19.4.1 REGRAS DE VENTO
a) Vento Calmo: é considerado assim para as velocidades abaixo de 1 nó.
EX: 00000KT
b) Vento Variando:
60° ou +, < 180º e velocidade 3KT ou +,
o vento médio será informado seguido das duas direções extremas, no sentido horário, separadas pela letra V. Se não for possível a determinação da direção média, ela será indicada por VRB.
Ex: 36012KT 280V070
c) VENTO - VRB
Será codificado VRB somente se a velocidade for menor que 3KT(nós).
Ex: VRB02KT
A velocidade for maior que 3 KT, a direção variar de 180º ou + e qualquer valor de velocidade, mas a direção for impossível de ser medida, quando, por exemplo, uma trovoada estiver sobre o aeródromo.
Ex: VRB23KT
a) Vento Calmo: é considerado assim para as velocidades abaixo de 1 nó.
EX: 00000KT
b) Vento Variando:
60° ou +, < 180º e velocidade 3KT ou +,
o vento médio será informado seguido das duas direções extremas, no sentido horário, separadas pela letra V. Se não for possível a determinação da direção média, ela será indicada por VRB.
Ex: 36012KT 280V070
c) VENTO - VRB
Será codificado VRB somente se a velocidade for menor que 3KT(nós).
Ex: VRB02KT
A velocidade for maior que 3 KT, a direção variar de 180º ou + e qualquer valor de velocidade, mas a direção for impossível de ser medida, quando, por exemplo, uma trovoada estiver sobre o aeródromo.
Ex: VRB23KT
19.5 – VISIBILIDADE HORIZONTAL
5000 Visibilidade: 5.000 metros
VISIBILIDADE PREDOMINANTE: Será sempre notificada a visibilidade predominante observada. Visibilidade predominante é aquela que, segundo critérios para definição de visibilidade, cobrir, pelo menos, a metade do horizonte, em setores contíguos ou não.
5000 Visibilidade: 5.000 metros
VISIBILIDADE PREDOMINANTE: Será sempre notificada a visibilidade predominante observada. Visibilidade predominante é aquela que, segundo critérios para definição de visibilidade, cobrir, pelo menos, a metade do horizonte, em setores contíguos ou não.
Tabela de Visibilidade
até 800 metros de 50 metros;
entre 800 e 5000 metros de 100 metros;
entre 5000 e 9999 metros, de 1000 metros;
> 10.000 M = 9999
até 800 metros de 50 metros;
entre 800 e 5000 metros de 100 metros;
entre 5000 e 9999 metros, de 1000 metros;
> 10.000 M = 9999
a) VISIBILIDADE MÍNIMA
Parâmetros: visibilidade inferior a 1.500m ou inferior a 50% da predominante. Formatação: Visibilidade + setor (indicando um dos pontos cardeais e colaterais).
Parâmetros: visibilidade inferior a 1.500m ou inferior a 50% da predominante. Formatação: Visibilidade + setor (indicando um dos pontos cardeais e colaterais).
- 8.000m de predominante com 1.400m no setor sul. 8000 1400S
- 12.000m de predominante com 5.000m no setor nordeste. 9999 5000NE
IMPORTANTE!!!Quando for observada visibilidade mínima em mais de uma direção, deverá notificar a direção mais importante para as operações.
19.6 - RVRAlcance Visual da Pista: Fornecidos nos aeródromos que operam em pouso e decolagens de precisão.
Os dados são fornecidos em Metros num grupo precedido pela letra R.
Quando:
A visibilidade horizontal inferior a 2.000M, ou
O alcance visual na pista for inferior a 2.000M, ou
O alcance visual na pista dentro da gama de medição do equipamento.
Quando o RVR puder ser determinado e for informado, o grupo será formado pela
letra R seguida do designador de pista e de uma barra (/) seguida do RVR em metros.
Ex: R10/1100 (RVR na pista 10, 1.100 metros)
AVALIAÇÕES DE RVR
Limite inferior: 50 m (R06/0050)
Limite Superior: 2.000 m (R06/2000)
Quando necessário pode-se informar as posições das cabeceiras:
R = direita
L = esquerda
C = Central
R09/0200 = RVR de 200M na cabeceira 09
R27R/0150 = RVR de 150M na cabeceira da pista 27 da direita.
R27L/0200 = RVR de 200M na cabeceira da pista 27 da esquerda.
Se durante os 10 minutos da observação, o alcance visual na pista variar em 100 metros ou mais do valor médio, o mesmo será seguido da letras:
U = Aumentando
D = Diminuindo
N = Sem variação
METAR SBGR 131000Z 31015G27KT 280V350 4000 1800E R09R/0300U R09L/P2000 +TSRA BKN015 FEW020CB OVC100 23/21 Q1006=
- Visibilidade Predominante < 2.000 m e o valor do RVR for maior que o máximo que pode ser medido, o grupo será precedido da letra P e informado P2000.
Exemplo: R10/P2000 (RVR na pista 10, maior que 2.000 metros)
- Quando o RVR for menor que o mínimo valor que pode ser medido, o grupo será precedido da letra M e informado como M0050.
Exemplo: R10/M0050 (RVR na pista 10, menor que 50 metros)
19.7 - TEMPO PRESENTE
Ocorrência de fenômeno meteorológico na área do aeródromo.
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008.
-RA Tempo presente: -RA significa chuva leve
a) VIZINHANÇA (VC)
Indica uma situação ocorrida entre 8km e 16km do ponto de referência do aeródromo
b) TROVOADA (TS)
Quando se ouvem os trovões ou se detectam raios e relâmpagos no aeródromo durante o período de 10 minutos que precede a hora da observação, mas não se observa precipitação no aeródromo, deverá ser utilizada a abreviatura TS.
C) INTENSIDADE
( - ) LEVE
( ) MODERADO
( + ) FORTE
D) DESCRITOR
MI - BaixoBC - Banco
DR - Flutuante
BL - Soprada
SH - Pancada
TS - Trovoada
FZ - Congelante
Fenômenos de Tempo
DZ - Chuvisco
RA - Chuva
SN - Neve
SG - Grãos de neve
IC - Cristais de gelo
PE - Pelotas de gelo
BR - Névoa Úmida
HZ - Névoa Seca
FG - Nevoeiro
FU - Fumaça
PO - Poeira
GR - Granizo
GS - Granizo pequeno
19.8 - NEBULOSIDADE
A) nebulosidade é definida usando-se a seguinte codificação:
FEW - Poucas - 1 a 2 oitavos
SCT - Esparsas - 3 a 4 oitavos
BKN - Nublado - 5 a 7 oitavos
OVC - Encoberto – 8 oitavos
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008
b) ALTURA
Distância vertical entre a superfície e a base da nuvem.
Indicada em centenas de pés (incrementos de 30 metros), com 03 dígitos.
EX: BKN005 OVC010
c) TIPO
Informa-se somente nuvens convectivas significativas,
TCU - Cumulus Congestus (towering Cumulus)
Informa-se somente nuvens convectivas significativas,
TCU - Cumulus Congestus (towering Cumulus)
CB – Cumulonimbus.
Ex: METAR SBBU 151200Z 14006KT 2000 TSRA BKN010 FEW020CB OVC100 24/23 Q1016=
Ex: METAR SBBU 151200Z 14006KT 2000 TSRA BKN010 FEW020CB OVC100 24/23 Q1016=
d) VISIBILIDADE VERTICAL - VV
Com céu obscurecido será informado a visibilidade vertical em incrementos de
100 pés (30 metros).
Quando o céu estiver obscurecido e a visibilidade vertical não for possível determinar, codifica-se VV///.
Limite superior: 2.000 pés
Ex: VV003 (visibilidade vertical igual a 300 pés).
Com céu obscurecido será informado a visibilidade vertical em incrementos de
100 pés (30 metros).
Quando o céu estiver obscurecido e a visibilidade vertical não for possível determinar, codifica-se VV///.
Limite superior: 2.000 pés
Ex: VV003 (visibilidade vertical igual a 300 pés).
Apenas 3 camadas são permitidas
1ª Camada: mais baixa.
2ª Camada : camada acima, obrigatoriamente superior a 2 oitavos (SCT/BKN/OVC) e;
3ª Camada : última camada obrigatoriamente superior a 4 oitavos (BKN/OVC).
1ª Camada: mais baixa.
2ª Camada : camada acima, obrigatoriamente superior a 2 oitavos (SCT/BKN/OVC) e;
3ª Camada : última camada obrigatoriamente superior a 4 oitavos (BKN/OVC).
Os grupos de nuvens serão reportados na ordem crescente de altura.
Não existindo nebulosidade, estes grupos serão omitidos.
Não existindo nebulosidade, estes grupos serão omitidos.
CAVOK
Visibilidade 10 Km ou mais
Nenhuma nuvem abaixo de 5.000 pés
Nenhuma condição meteorológica significativa para a aviação
Nenhuma nuvem abaixo de 5.000 pés
Nenhuma condição meteorológica significativa para a aviação
Grupos omitidos: Visibilidade / Tempo Presente / Nuvens.
Quando não houver nuvens de significado operacional, e nenhuma restrição à visibilidade vertical e o uso da abreviatura CAVOK não for apropriado, será usada a abreviatura NSC (Nil Significant Cloud).
SBFI 111500Z 35008KT 6000 NSC 27/22 Q1017=
SBFI 111500Z 35008KT 6000 NSC 27/22 Q1017=
ALTURA PRÁTICA DAS NUVENS
Estágio Baixo:
001 a 060 (superfície a 1.800m)
Estágio Médio:
070 a 190 (2100m a 5.700m)
Estágio Alto:
200 ou + (> 6.000m)
001 a 060 (superfície a 1.800m)
Estágio Médio:
070 a 190 (2100m a 5.700m)
Estágio Alto:
200 ou + (> 6.000m)
19.9 TEMPERATURA DO AR E PONTO DO ORVALHO
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008=
25/20 - Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho em graus Celsius.
Temperaturas negativas serão precedidas pela letra "M".
Ex: -9,2°C será informado como M09.
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008=
25/20 - Temperatura do ar e temperatura do ponto de orvalho em graus Celsius.
Temperaturas negativas serão precedidas pela letra "M".
Ex: -9,2°C será informado como M09.
19.10 - Pressão
METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 280V350 4000 1800N R10/P2000 +TSRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 10/03 Q0995
Q0995 - Ajuste do altímetro (pressão), em hpa.
Em alguns países, usa-se polegada de mercúrio como unidade do QNH. Neste caso, a letra indicadora será "A" no lugar de "Q".
Ex: QNH de 30,05 pol será informado como A3005.
METAR SBGL 131000Z 31015G27KT 280V350 4000 1800N R10/P2000 +TSRA FEW005 FEW010CB SCT018 BKN025 10/03 Q0995
Q0995 - Ajuste do altímetro (pressão), em hpa.
Em alguns países, usa-se polegada de mercúrio como unidade do QNH. Neste caso, a letra indicadora será "A" no lugar de "Q".
Ex: QNH de 30,05 pol será informado como A3005.
19.11 - OBSERVAÇÕES
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008 RERA
METAR SBGL 171200Z 27010KT 5000 -RA SCT012 BKN020 OVC090 25/20 Q1008 RERA
A) TEMPO RECENTE
Após o ajuste do altímetro poderá ser informada a ocorrência de:
a) tempo recente de significação operacional –
ex: RERA (chuva recente)
b) informação de cortante do vento nas camadas inferiores –
ex: WS RWY27 (WIND SHEAR na cabeceira 27)
b) WINDSHEAR
informação de cortante do vento (WS) nas camadas inferiores
Identificaremos
TKOF como na decolagem.
LDG no pouso e
ALL RWY todas as cabeceiras.
EX: METAR SBGR 101200Z 27015KT 4000 BR BKN010 OVC015 23/18 Q1012 WS ALL RWY=
informação de cortante do vento (WS) nas camadas inferiores
Identificaremos
TKOF como na decolagem.
LDG no pouso e
ALL RWY todas as cabeceiras.
EX: METAR SBGR 101200Z 27015KT 4000 BR BKN010 OVC015 23/18 Q1012 WS ALL RWY=
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